Quem luta não briga

A busca de novos rumos através do esporte

Desde 2017, o Instituto de Menores de Pelotas oferece aulas de taekwondo para os alunos

Divulgação -

Desde 2011, o projeto Quem Luta Não Briga (QLNB) trabalha para mudar a vida de jovens. Uma ideia que teve início na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ferreira Viana, com o apoio da prefeitura de Pelotas, chegou até o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, tornando mais acessível a prática de esportes e o desenvolvimento de habilidades. Através do taekwondo, cem crianças e adolescentes veem oportunidades para melhorar a qualidade de vida e projetar seu futuro. São trabalhadas a visualização de uma carreira e a inserção no mercado de trabalho. Uma nova realidade é oferecida em um meio onde não era possível imaginar que o esporte seria tão transformador. A ideia deu tão certo que agora os alunos do instituto viajarão até Montevidéu, no Uruguai, para participar de uma importante competição.

O grupo QLNB surgiu com o professor e mestre de taekwondo Rossano Diniz, a pedido da diretora da Escola Ferreira Viana, para resolver questões disciplinares dos alunos, que passaram a agir de forma agressiva entre si. Rossano desenvolveu a ideia e criou um nome que mostrasse aos jovens a diferença entre lutar e brigar. Alguns meses depois, a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) sugeriu ampliar o projeto e deu o suporte necessário. Veio, então, a participação da Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que convidou o mestre para ministrar aulas de iniciação esportiva à população. Atualmente, são cerca de 500 participantes e cinco núcleos espalhados pela cidade: Instituto de Menores, Colégio Municipal Pelotense (CMP), Esef e AABB UFPel, e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bernardo de Souza.

Em 2017, o Instituto de Menores aderiu à iniciativa e cedeu espaço às práticas esportivas. Foi disponibilizado ao Quem Luta Não Briga a maior estrutura de Pelotas, com um tatame e equipamentos. Hoje, cem jovens praticam taekwondo com o mestre Rossano. E ele afirma que a colaboração foi fundamental para o crescimento do projeto e o sucesso é perceptível. Pesquisas realizadas com alunos mostram resultados positivos em relação à mudança de comportamento em sala de aula e nas relações pessoais. O objetivo está sendo alcançado e os jovens estão conseguindo enxergar novos rumos, com novas oportunidades. “Não é só taekwondo, é vida, cuidado e planejamento”, explicou Rossano. O comprometimento com o projeto é grande. Bruna Heinemann, membro do Conselho Fiscal da Diretoria, afirma que envolveu a instituição e os moradores do bairro. “É uma mudança no futuro das crianças”, diz.

Oportunidade
Uma parceria desenvolvida após um encontro entre o mestre Rossano e um ex-adversário uruguaio está sendo proveitosa para ambos. O projeto Taekwondo Para La Vida se uniu ao Quem Luta Não Briga e possibilitou um intercâmbio entre as equipes. Trinta atletas vieram para Pelotas e se hospedaram no Instituto de Menores por sete dias. Foi uma semana de muito treinamento e de “viver o taekwondo”, segundo Rossano. A experiência única rendeu bons frutos e foi feito um convite para visitar o Uruguai, entre os dias 10 e 14 deste mês. Os atletas pelotenses, que têm entre dez e 24 anos, participarão do Gran Premio Charrua, em Montevidéu.

Vinte e seis atletas, acompanhados de oito responsáveis, viajarão com o objetivo de aprimorar suas habilidades esportivas. Porém, para isso, eles precisam de recursos. Aproximadamente R$ 15 mil são necessários para que eles se transportem até lá, se hospedem e se alimentem na cidade, além da realização da inscrição no evento. Eles estão correndo atrás de empresas que patrocinem o grupo e de doações através do perfil que foi criado no site Vakinha Online, com o nome Atletas do Futuro - Instituto de Menores Pelotas. Contribuições menores da população em geral também são essenciais. “Todo dia a gente recebe algo”, comemora Bruna. Os alunos também estão indo às ruas para vender rifas; o próximo sorteio ocorre no dia 10.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saúde de casa em casa Anterior

Saúde de casa em casa

Na véspera da votação, conteúdos enganosos inundam as redes sociais Próximo

Na véspera da votação, conteúdos enganosos inundam as redes sociais

Deixe seu comentário